Agraciados com a Medalha da ACANDHIS Cerro da Liberdade

27/10/2010

PREFEITO CASSIO LUIZ FREITAS MOTA

Justificativa lida pela Acadêmica Vanja Rocha Wiskow



A Academia Canguçuense de História agracia com a sua medalha Cerro da Liberdade, o seu atual Presidente de Honra. Prefeito Cássio Luiz Freitas Mota, já em seu 2º mandato. Distinção em reconhecimento ao seu apoio à Academia Canguçuense de História em sua nobre missão iniciada, em 13 de setembro de 1988, data de sua fundação, de pesquisar, preservar, cultuar e divulgar a História da terra e gente canguçuense.

O Prefeito Cássio deu assim continuidade ao trabalho dos prefeitos, Presidentes de Honra da Academia Odilon Almeida Meskó, Nelson Edi Grigoleti e Domínio Camargo. Prefeitos que por sua vez deram continuidade ao resgate, culto e divulgação da História de Canguçu iniciado em junho de 1978, com as comemorações da 1ª semana de Canguçu na administração do Prefeito Gilberto Moreira Mussi, com a assessoria cultural histórica da Delegacia de Canguçu da Academia Brasileira de História, sob a liderança da Irmã Firmina Simon e concurso das professoras Marlene Barbosa Coelho, Laedi Bachini Bosembecker e do radialista Adão Jesus Marques Pereira.

Esforço que o Presidente de Honra Cássio vem complementando no sentido da concretização de uma sede própria para a ACANDHIS, entre a Casa da Cultura e o Teatro Municipal, o que coroaria todo este esforço cultural, iniciado há 32 anos na 1ª Semana de Canguçu. Isto por entender junto com os prefeitos que o antecederam neste período de que a preservação, culto e divulgação de memória da terra e gente canguçuense é um sagrado dever do Estado, no caso da Administração de Canguçu, em ação conjunta Executivo e Legislativo.

Cássio e filho de Canguçu, nascido em 28 de setembro de 1954, filho de Álvaro Brockman Mota, meu saudoso amigo de mocidade e de Zilda Freitas Mota, nossa colega de infância no Colégio Aparecida. Cássio é neto do Major Silvino Freitas, antigo funcionário da Coletoria Estadual e do qual guarda traços fisionômicos. Seu avô era afilhado de batismo de meu bisavô, Professor Antônio Joaquim Bento. hoje evocado como o 1º professor régio para meninos do município e introdutor do teatro entre nós. Cássio por parte de pai possui ligações com Adolfo Brockman que conheci e revolucionário de 1923, que participou no combate de Canguçu Velho de 24 de agosto de 1923, e pai de um saudoso amigo de mocidade Germano Brockman.

Cássio é casado com D. Maria Regina Portantiollo Mota de cujo consórcio nasceram Gabriel, Luiza e Felipe.

Cássio fez carreira como funcionário estadual no setor de saúde. Atualmente é presidente da AZONASUL que representa os Municípios da Região Sul do Estado e exerce o 2º Mandato como Prefeito até 31 de dezembro de 2012.

Trabalhou de 1975 a 1996 em postos de saúde estaduais, preocupado com o atendimento básico de famílias com menor poder aquisitivo. Em 1997 assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Canguçu tendo permanecido 8 anos a sua frente e onde desenvolveu 3 programas de Saúde Familiar; 1 Pronto Atendimento 24 horas, 25 postos de Saúde. Secretário de Saúde empenhou-se na construção do prédio da Secretaria de Saúde e Educação e Esportes. Com o Prefeito no seu 2º Mandato busca o desenvolvimento integral e sustentável de Canguçu, com foco no lado social e humanitário, sem deixar a atenção a infância e a pré-escola.

Entre suas obras do ponto de vista da Historia da comunidade e seu desenvolvimento integral, tem cooperada com a ACANDHIS para que ela semelhança de uma Casa da Memória de Canguçu. preservar o seu esforço de resgatar a História perdida da comunidade. Pois a” História é a mestra da vida e a mestra das mestras. em seu papel de estudar o `Passado para entender o Presente e assim melhor planejar o desenvolvimento integral Futuro de Canguçu. Comunidade que emergiu a partir de 1978 de uma espécie de Idade Média cultural histórica, na qual havia submergido a partir a Revolução Federalista de 1893/95 que tantos males causou a Canguçu.
 

Pela ACANDHIS
Cel Claudio Moreira Bento Grão Mestre da Medalha do Cerro da Liberdade
Canguçu 14 setembro de 2010



EX -PREFEITO GILBERTO MOREIRA MUSSI

Justificativa lida pela Acadêmica Professora Ivete Possas da Silveira


História e verdade e justiça. A Academia Canguçuense de História agracia com sua Medalha Cerro da Liberdade o acadêmico Gilberto Moreira Mussi, ocupante da cadeira 22, Dr Luiz Oliveira Lessa, na qual foi recebido por esta presidência.

Gilberto passou a ocupar local de destaque no amparo e promoção da Cultura em Canguçu, através de um elenco de medidas, sem precedentes históricos, responsáveis pelo despertar de um sadio nativismo canguçuense e de uma consciência alta e nobre da participação de Canguçu no concerto das outras comunidades rio-grandenses.

Dentre as medidas citadas registre-se: A criação da Casa da Cultura de Canguçu que abriga uma biblioteca, um museu, e o Conselho Municipal de Desportos, marcos da 1ª Semana de Canguçu em 1978, promoção por ele instituída, uma necessidade há muito reclamada e um sucesso cultural, particularmente em torno apresentação de corais. A par disto promoveu uma maior divulgação de Canguçu, através de reportagens nos jornais Diário Popular de Pelotas e A Razão de Santa Maria onde procurou enfatizar dados historicos de Canguçu elaborados por nós desde 1956 e por integrantes da Delegacia local da Academia Brasileira de História, por nos criada como seu acadêmico e autoriazada por seu Presidente Dante de Laytaano. Delegacia integrada pela Irmã Firmina Simon, hoje nome de cadeira na ACANDHIS e as professoras Marlene Barbosa Coelho(falecida) e Laedi Bachini Bosenbecker e o falecido radialista Adão Jesus Marques Pereira. E mais o encaminhamento através do Secretário de Cuktura Dr Luiz Carlos Barbosa Lessa de nosso livro Canguçu reencontro com a História um exemplo re reconstituição de memória comunitária que foi publicado em 1983 pelo Instituto Estadual do Livro com o prefácio de Barbosa Lessa.

Através desse elenco de medidas, concretizou Gilberto Moreira Mussi, velha e justa aspiração canguçuense e em especial de seus ancestrais da família Moreira, Carlos Norberto Moreira seu bisavô e de Barbosa Lessa e meu avô e patrono de minha cadeira na ACANDHIS e mais de seu tio bisavô Franklin Mãximo Moreira que sob a influência de seu pai Inacio Jose Moreira que foi o 1º funcionário da Justiça em Canguçu. Foram pioneiros em manifestações culturais e sociais na comunidade, conforme abordamos em parceria com o acadêmico Cairo Moreira Pinheiro em ensaio sobre o Gens literário dos Moreiras onde se destacaram em ordem de idades Firmo Duarte Moreira e seu irmão por parte de pai Major Angelo Pires Moreira, Tarcilio Moreira Mattos, Mario Mattos, Eloah Moreira Morales do Nascimento, Moacyr Mattos, Luis Carlos (Moreira) Barbosa Lessa, Clovis Rocha Moreira, Cel Claudio Moreira Bento , Cairo Moreira Pinheiro , Capitão de Mar e Guerra Carlos Norberto Stumpf Bento e a professora Margarida Manke Bento ao que ssabemos até agora.

Gilberto nasceu em Pelotas em 14 Dez 1938, filho de João Mussi, viajante comercial e depois partidor judicial e de Sara Pires Moreira (Mussi) bisneta do vulto farroupilha Bernardo Pires que estudamos em nosso livro Autoria dos Símbolos do Rio Grande do Sul, personagem a quem se deve a iniciativa da criação do município de Canguçu por sugestão através de canais maçônicos ao seu criador o catarinense Coronel Jerônimo Coelho Presidente do RGS, e neto de Ciro Moreira, último intendente eleito de Canguçu que ingressou na política como secretario do Intendente Cel Genes Gentil Bento de 1905/1917 e fez carreira na Exatoria Estadual. Gilberto é casado com a Sra Lindamar Oriente Mussi e contribuiu na Revista da ACANDHIS dos 200 anos com artigo A Indústria e Comércio em Canguçu.

Possui invejável currículo vitae como político prefeito de Canguçu, Deputado Estadual, Chefe da Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul e atualmente Grão Mestre da Maçonaria no Rio Grande do Sul

Pela ACANDHIS
Cel Claudio Moreira Bento Grão Mestre da Medalha do Cerro da Liberdade
Canguçu 14 de setembro de 2010


DR LUIZ CARLOS VALENTE DA SILVEIRA


Justificativa lida pela Acadêmica Professora Elida Elida de Ávila Canez


A Academia Canguçuense de História agracia com a sua medalha Cerro da Liberdade o acadêmico DR LUIZ CARLOS VALENTE DA SILVEIRA por notáveis serviços a ACANDHIS onde se destacou na coordenação de medidas junto ao Legislativo e Executivo de Canguçu que concorreram para o grande brilho da comemoração em 21 de maio de 2010 do Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio que comandou como capitão em Canguçu de 1845/49 uma Companhia do 4º Batalhão de Fuzileiros para consolidar a paz farroupilha na região. Unidade que por transformações, fusões e denominações sucessivas resultou no Regimento Tuiuti em Pelotas, o Regimento do Patrono da Infantaria, onde gerações de canguçuenses tem prestado o Serviço Militar Obrigatório na paz e na 2ª Guerra Mundial.

Luiiz Carlos nasceu em Canguçu, no dia 21 de junho de 1942, filho de Carlos (Carlitos) Soares da Silveira e Lydia Valente da Silveira. Casou-se em 30 de dezembro de 1965, com Elza Ferreira da Silveira, tendo deste matrimônio, cinco filhos: Luiz Carlos filho, Clarissa, Rodrigo, Marília e Valéria. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Irmãos Andradas. Seu primeiro trabalho foi no Banco Industrial e Comercial do Sul S.A.

Cursou o Ginasial no Colégio Nossa Senhora Aparecida, onde exerceu a presidência da Associação Senhora Aparecida, entidade estudantil. Durante este período trabalhou na Rádio Liberdade como locutor comercial, esportivo e noticiarista e ainda em rádios novelas da Emissora. Após este período, já em Pelotas, ingressou no Colégio Pelotense e depois no Colégio Monsenhor Queirós, onde cursou o Científico. Prestou vestibular na Universidade do Rio Grande do Sul, entrando na Faculdade de Odontologia, sendo Monitor da Cadeira de Anatomia, inclusive com publicação de Trabalho Científico, em livro especializado.
No período em que esteve em Pelotas, trabalhou na Rádio Tupanci, como Locutor Comercial e Chefe de Departamento de Notícias, sendo considerado pela crítica, na oportunidade, como melhor de Pelotas.

Durante o Curso Universitário, exerceu a Presidência do Diretório Acadêmico, Dr. Bruno Chaves. Regressou a sua terra natal, onde montou consultório Odontológico e começou a exercer atividades comunitárias entrando para Diretoria do Esporte Clube Cruzeiro, Clube em que presidiu por sete mandatos.

Assumiu a presidência do CODECAN (Conselho de Desenvolvimento de Canguçu), órgão responsável por trazer para Canguçu a antena da TV PIRATINI e, junto a ASCAR, atual EMATER, o plantio de soja, e, em conjunto com a Prefeitura Municipal, a distribuição de títulos de propriedade aos Assentados, no campo do Estado, no 5º Distrito de Canguçu.

Firmando contrato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, iniciou o atendimento no interior do Município, trabalho este que se prolongou por quase 20 anos.

Iniciou sua carreira política no MDB, quando auxiliou no preparo da plataforma de governo do Prefeito Gilberto Mussi. Candidatou-se a vereador, pelo PMDB, sendo um dos mais votados neste pleito. Neste período também foi eleito Tesoureiro da Associação das Câmaras Municipais da Zona Sul.

Em 1º de janeiro de 1993, assumiu a Secretaria da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social. Como Secretário da Saúde implantou os Agentes Comunitários de Saúde no meio Rural, a aplicação da vacina BCG nos recém-nascidos.

Membro da Diretoria da Associação dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.
Participou na 1ª Conferência Regional do CONESUL, organizado pelo Conselho Inglês – Britsh Counsil – para América Latina, apresentando o seu Trabalho sobre a organização dos Agentes Comunitários de Saúde, experiência que foi, pelo Peru e Bolívia, analisada para implantação em seus países.

A convite da Organização Ibero-Americana de Saúde participou do Congresso Mundial de Atenção Primária à Saúde, em Cuba.

Exerceu a Coordenação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu no período de 2001 a 2004, ocasião em que ela patrocinou trabalho de nossa autoria. Os 200 anos da igreja Matriz N.S da Conceição de Canguçu 1800-2000. Honrava assim uma tradição iniciada por seu trisavô materno Professor Antônio Joaquim Bento, como vice provedor da Irmandade N.S da Conceição. Assumiu como membro da Academia Canguçuense de História em outubro de 2004, tendo como Patrono seu tio paterno Raul Soares da Silveira, destacado tradicionalista. Acreditando na potencialidade do município de Canguçu, implantou junto ao seu consultório odontológico um moderno laboratório de prótese. Luis Carlos.



ACADÊMICO MOACIR PEREIRA DE MATTOS



Justificativa lida pela Vice presidente da ACANDHIS Professora Yonne Maria Sherer Bento que aparece na foto junto com o acadêmico Cairo que coordenou as informações dos textos

A ACANDHIS agracia com sua Medalha, Cerro da Liberdade seu acadêmico Moacyr Pereira Mattos, ocupante da cadeira de seu bisavô Ten Cel. Honorário do Exército Theofhilo de Souza Mattos, canguçuense esquecido, tio materno do General Revolucionário de 23, Zeca Netto. Theophilo como vereador de Canguçu comandou o Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional de Canguçu mobilizado pela Câmera de Vereadores e que participou da Guerra do Paraguai e lutou na conquista do Forte de Curuzú, integrando o 2º Corpo de Exército ao Comando do Conde de Porto Alegre.

Moacyr foi nosso colega no Colégio N. S. Aparecida, é o 1º filho de Tarcilio Eneas Moreira de Mattos e de D. Júlia Ribeiro Pereira de Mattos e neto paterno de Teófilo Tertuliano de Mattos, revolucionário de 23 junto com seus filhos e de Amenaíde Silveira Moreira. Esta irmã de Carlos Norberto e Franklin Máximo Moreira, patronos de cadeira na ACANDHIS e ligados a fundação do Clube Harmonia .
Moacyr nasceu em 6 de janeiro de 1928, estudou em Pelotas, Boqueirão e em Canguçu no CFENSA. Foi casado com Olga Ribeiro Mattos, em 1952, de cujo consórcio nasceram: Sônia, José Paulo, Leila e Ângela.

Em 1970 Moacyr foi um dos fundadores do CTG, Sentinela da Armada e em 1981 fundou o Piquete Tradicionalista Barbosa Lessa. Armada refere-se ao passo da Armada do Camaquã que lembra a passagem em retirada forçada em 1774 para Rio Grande em poder dos espanhóis da Armada (Exército em espanhol) do General Dom Vertiz y Salcedo Governador de Buenos Aires, nascido no México e Governador de Buenos Aires. Armada (Exército) derrotado frente a Rio Pardo onde teve frustrado seu plano de reconquistar todo Rio Grande do Sul e eliminar as guerrilhas portuguesas na serras do Herval e dos Tapes em Encruzilhada do Sul e Canguçu atuais; Entre nós ao comando do Major Rafael Pinto Bandeira.

Moacyr foi um pecuarista incentivador em Canguçu da criação de cavalos crioulos, do gado Devon e do plantio de soja.

Contribuiu com a Revista da Academia Canguçuense de História dos 200 anos de Canguçu com o seguinte artigo Transportes e transportadores em Canguçu em parceria com esta Presidência. E parceria ainda em parceria com esta presidência, Barbosa Lessa e Cairo Moreira Pinheiro contribuiu com seus conhecimentos genealógicos com nosso livro Dos Lemes da ilha da Madeira aos Mattos, Moreiras e Bentos de Canguçu.

E considerado um dos maiores artesãos gaúchos vivos na elaboração de artigos com couros ou guascas. Era o que no passado se chamavam estes habilidosos e raros artesãos de guasqueiros. Os trabalhos que realiza podem ser apreciados em seu Blog, Esta presidência possui uma artística bengala finamente retovada de couro da lavra de Moacyr Pela Academia Cel Claudio Moreira Bento Grão Mestre da Medalha Cerro da Liberdade.










O agraciado e acadêmico Dr Luiz Carlos Valente da Silveira em inspirada oração agradece a AHIMTB a distinção recebida em nome dos agraciados.








O Prefeito Cassio Luiz Freitas Mota e Presidente de Honra da Academia Canguçuense de História usa da palavra ressaltando a importância do trabalho da Academia Canguçuense de História para a pesquisa,preservação ,culto e divulgação da História de Canguçu com a qual muito tem aprendido sobre e abordou o seu esforço e de sua equipe no sentido no sentido de concretizar a construção da sede Academia segundo projeto desta entre a Casa da Cultura e o Teatro Municipal e colocou a disposição da Academia o site da Prefeitura que foi pela ACANDHIS na forma de um blog www.acandhis.blogspot.com organizado por sua assessoria de Imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário