Palavras Finais do Presidente da FAHIMTB em 15 /9/ 2011 em Porto Alegre no CMPA

17/09/2011

       Há 41 anos iniciamos nossa atividade como historiador militar critico, escrevemos nosso  primeiro  livro: As batalhas dos Guararapes – análise e descrição militar, atendendo  a missão recebida de nosso comandante. no atual Comando Militar do Nordeste o porto alegrense Gen Ex Arthur Duarte Candal da Fonseca. Comandante  ilustre  que nos deu a missão, sem prejuízo de nossas funções na Seção de Planejamento de seu Estado- Maior,  de coordenar o projeto, construção e inauguração do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, atendendo ao desejo do Presidente Emilio Garrastazu Médici, ex- aluno do Casarão da Várzea notável e ex-comandante da AMAN em período crítico de sua história  e o idealizador do Parque Osório
       Aplicamos às fontes primárias sobre as batalhas dos Guararapes, os fundamentos de Arte e Ciência Militar aprendidos na ECEME  E daí resultou nosso primeiro livro lançado no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em sua inauguração, em 19 de abril de 1971, data desde 1994, consagrada como o Dia do Exército, por Decreto Presidencial do Presidente Itamar Franco , oficial R/2.
       E desde então prosseguimos como historiador militar terrestre crítico, tirando da rica história militar terrestre descritiva do Brasil, subsídios de Arte e Ciência Militar brasileiras, com vistas a subsidiar a instrução dos quadros do Exército e a nacionalização progressiva da Doutrina Militar Terrestre Brasileira, como a sonhou e praticou, em caráter pioneiro o Duque de Caxias, em 1861, como Ministro de Guerra e Chefe do Governo do Brasil,
       Há 15 anos fundamos  em Resende a Academia de História Militar Terrestre do Brasil para colaborar com o Exército nesta tarefa relevante, relacionada como o sonho de Caxias, de nacionalização de nossa Doutrina Militar. E foram expressivas as suas realizações.
        Hoje no limiar dos meus 80 anos, visualizando o futuro da AHIMTB, achamos prudente salvar os seus estratégicos objetivos, para que eles não fossem perdidos, bem como o valioso acervo.da AHIMTB. Este hoje em segurança em repartição da AMAM ao lado de seu Clube de História.     
        E foi com o apoio do comandante da AMAN ,o acadêmico Gen. Div. Edson Leal Pujol, e com a finalidade de dar continuidade a AHIMTB, que foi criada, em 23 de abril de 2011, no Bicentenário da AMAN, a Federação das Academias de História Militar Terrestre do




Brasil( FAHIMTB), com quatro AHIMTB filiadas, presididas por acadêmicos que se revelaram dispostos a dar continuidade a AHIMTB. A do Distrito Federal AHIMTB/DF,–Marechal José Pessoa presidida pelo Gen Div Arnaldo Serafim. A AHIMTB/Rio Grande do Sul- General Rinaldo Pereira da Cãmara , presidida pelo Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis. A AHIMTB/Rio de Janeiro-Marechal João Batista de Matos, presidida pelo Ten R/2 Art Israel Blajberg e a AHIMTB/Resende-Marechal - Mario Travassos sob nossa Presidência, tendo como vice presidente o Cel Carlos Roberto , morador em Resende e com expressiva atuação como historiador militar,na coordenação das obras institucionais comemorativas do Centenário da Escola de Estad0- Maior do Exército(ECEME) e do Bicentenário da Academia Militar das Agulhas Negras.
       E nesta seção que espero histórica e marcante anunciamos a criação aqui  no Salão Brasil do CMPA a AHIMTB/Rio Grande do Sul General Rinaldo Pereira da Cãmara presidida pelo dedicado acadêmico emérito Cel Luiz Ernani Caminha.
       Para preservar a AHIMTB e seus ideais transferimos nosso acervo pessoal e o da AHIMTB para instalações seguras no interior da AMAN, por proposta feita a Gen Pujol e por ele aceita. Idéia apoiada pelo nosso atual comandante, o Gen. Arruda e  também pelo Acadêmico Cel Claudio  Alfredo Duarte Dorneles , Chefe da Divisão de Ensino e coordenador da FAHIMTB e AHIMTB/RESENDE.
       Assim procuramos deixar nosso acervo e o da AHIMTB em Segurança na AMAN, para que outros  o explorem.
      Mas pretendo continuar nesta na luta, ate que minha saúde o permita, em prol da História Militar Terrestre Critica do Exército, convicto de que a nacionalização progressiva da Doutrina Militar Terrestre do Brasil passa pelo estudo militar critico da História Militar Terrestre do Brasil
      E motivado com realizações de outros octogenários ilustres que não dispunham dos recursos da Medicina como hoje, cujos nomes  que registro a seguir colhi num arquivo na Internet de valorização da capacidade intelectual de homens com mais de 80 anos :
     - Goethe – que escreveu Fausto aos 82 anos;
     - Ticiano – que pintou obras notáveis aos 98 anos;
   





 - Toscanini – que regeu orquestra aos 97 anos;
     - Tomas Edison – que trabalhava em seu laboratório aos 83 anos;
     - Benjamim Franklin que contribuiu com o Projeto de Constituição aos 81 anos.
       E outros ilustres octogenários brasileiros que permanecem na luta como o grande arquiteto brasileiro Oscar Niemayer produzindo obras notáveis já centenário .
         Instalada a FAHIMTB e a AHIMTB/Resende- Marechal Mário Travassos, e anunciadas as demais AHIMTB sinto uma sensação de realização como  numa  corrida de revezamento haver transferido o bastão para que outros dêem continuidade a esta tarefa tão relevante para o futuro do nosso Exército,  o possuir sua Doutrina Militar Genuína como a sonhou Caxias, combinada com o que de melhor existir em doutrinas militares de outros países . E assim um pais cujo bordão em vigor é  .Pais rico e pais sem pobreza! . Bordão com apoio nas lições  aprendidas na História Mundial poderia acrescentar como historiador militar há 41 anos..
PAIS RICO É PAIS SEM POBRESA E MILITARMENTE SEGURO!
 Votos de que a FAHIMTB e AHIMTB filiadas consigam comquistar seus objetivos com o indispensável apoio de seus presidentes de Honra que exercem funções importantes no comando do Exército, de Exércitos e CMP e  instituições voltadas para o Ensino no Exército

0 comentários:

Postar um comentário