General Flores da Cunha e a Luz Elétrica em Canguçu

17/09/2011


                                                                     Coronel Cláudio Moreira Bento
Presidente da Academia Canguçuense de História
       Para dotar Canguçu de Luz Elétrica, este município teve o apoio do interventor Flores da Cunha, através de seu prefeito, por ele nomeado depois da vitoriosa Revolução de 30, Conrado Ernani Bento, nosso pai, e filho do Coronel da GN Genes Bento, que fora intendente de Canguçu de 1905/1917 e, a seguir, Chefe de Polícia e Secretário do Presidente Borges de Medeiros. Personagem que focalizamos na Revista do CIPEL de 2010.
      O apoio recebido resultou de visita que meu pai fez a Flores da Cunha depois de assumir suas funções. Na visita, apresentou seu objetivo de dotar sua cidade natal daquele melhoramento. E, para tal, conseguiu o apoio do interventor General Honorário do Exército Dr. Flores da Cunha.
       Em decorrência disso, em 31 de dezembro de 1933 foi inaugurada solenemente a luz elétrica em Canguçu. O fato foi registrado com destaque pela edição de 3 de janeiro de 1934 do Diário Liberal de Pelotas do seguinte modo:
“Para a inauguração solene da luz elétrica de Canguçu veio de Pelotas uma caravana presidida pelo Cel Augusto de Assunção, como representante do General Flores da Cunha. Foi recebido à tarde na entrada de Canguçu, pelo prefeito Conrado Ernani Bento e população em geral. Depois, dirigiram-se para a Prefeitura Municipal onde lhes foi oferecido um banquete.
      Na ocasião, falou o Senhor Alberto Mattos Bandarra, agente dos Telégrafos, em nome do povo de Canguçu, tecendo elogios à obra administrativa do General Flores da Cunha e o apoio emprestado pelo Estado para a concretização daquela obra.
      A seguir, o prefeito de Canguçu, Conrado Ernani Bento, saudou o Interventor Federal General Flores da Cunha, na pessoa do Cel Joaquim Assunção.  Este agradeceu e se congratulou com o povo para assistir à cerimônia de inauguração, tendo ainda o Cel Joaquim Assunção cortado a fita inaugural e o prefeito Conrado Ernani Bento ligado a chave geral, ficando deste modo inaugurada a luz elétrica em Canguçu.
        Usaram a palavra, nesta ocasião, o Dr. Luiz Simões Lopes Filho, saudando a mulher canguçuense, e o Dr. Walter Oliveira Prestes, fazendo uma análise das possibilidades econômicas do município e encarecendo a construção da ferrovia São Pedro do Sul-Pelotas, tão fundamental ao progresso do município.”
       A instalação da luz elétrica custou, na ocasião, , a quantia de 200 contos de réis e o seu motor funcionou cerca de 20 anos, sem grandes problemas, até ser complementado por outro. Finalmente a Luz Elétrica foi encampada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE.
      Este melhoramento, comenta-se, foi considerado por alguns, acostumados com a iluminação a lampiões, como um gasto desnecessário e dinheiro posto fora.
      A luz elétrica em Canguçu foi uma das pequenas iniciativas do General Flores da Cunha, entre outras de grande envergadura, como a criação do DAER, do IPE, da Loteria Estadual, do Tesouro do Estado, do Tribunal de Contas, do Diário Oficial, e da Secretaria de Agricultura, sem esquecer o apoio decisivo que deu à construção do Monumento ao General Osório, na praça central de Porto Alegre.

0 comentários:

Postar um comentário