O MEU 8 DE DEZEMBRO DE 2010-EM CANGUÇU NA FESTA DE SUA PADROEIRA

05/01/2011

Cel Cláudio Moreira Bento
Presidente da ACANDHIS


De 07 a 09 de dezembro visitamos Canguçu, nossa terra natal, para participar da Festa de N.S. da Conceição, sua padroeira e marcada pela inauguração do histórico monumento de N.S. da Conceição no alto do Cerro dos Borges.Monumento que domina toda a cidade a seus pés e que foi projetado pela arquiteta Alice Parode.
Preparamos e distribuímos amplamente o tríplice Informativo, O Guararapes, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, O Gaúcho do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e O Memória, da Academia Canguçuense de História, (ACANDHIS), em razão do interesse de N. S. da Conceição para o Exército, para diversas cidades do Rio Grande do Sul e para Canguçu, sobre o qual revelamos assuntos históricos desconhecidos ou sepultados da memória comunitária. Informativos que a equipe de Comunicação Social da Prefeitura está colocando na Internet em www.acandhis.blog.spot junto com assuntos relevantes da História de Canguçu de nossa autoria e de Cairo Moreira Pinheiro.
Reunião da ACANDHIS na Casa da Cultura Marlene Barbosa Coelho
Dia 07 de dezembro a tarde houve reunião da ACANDHIS na Casa da Cultura. para o lançamento aos presentes dos citados informativos e lançamento de nosso livro 2010 – 200 anos da criação da Academia Militar das Agulhas Negras, obra que traduz um retrospecto da formação de oficiais do Exército no Brasil desde 1792. Reunião que em especialmente foi tratada a construção da sede da Academia Canguçuense de História, com apoio no Projeto; Pontos de Cultura no Sul, a cargo da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Pois fora indicada à FURG a ACANDHIS por seu Presidente de Honra, o Prefeito Cássio Freitas Mota e cujo projeto apresentado pela ACANDHIS à FURG, foi aprovado e assinado o Convênio nº 028/2010 – FURG/ACANDHIS, pelo jornalista Cairo Moreira Pinheiro com procuração desta Presidência.
O Prefeito Cássio,Presidente, de Honra da ACANDHIS participou desta histórica seção junto com os seus secretários de Educação e Cultura que orientaram a Diretoria da ACANDHIS sobre o assunto e do grande interesse da Administração de Canguçu pelo projeto construção da sede ACANDHIS entre a Casa da Cultura e o Teatro Municipal.Esteve presente a arquiteta Alice Parode que foi homenageada pela ACANDHIS
E afirmou o Prefeito Cássio que o Projeto seria realidade em breve como foi o Projeto Monumento a N. S. da Conceição a inaugurar no dia seguinte.
Comentou o Prefeito Cássio da satisfação da presença dos batalhões de Infantaria da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada por terem escolhido Canguçu, onde o patrono da Infantaria, Brigadeiro Antônio Sampaio vivera de 1845 -1849 como consolidador da Paz Farroupilha , para realizarem um exercício de Marcha para o Combate em homenagem ao Brigadeiro Sampaio, cujo bicentenário fora comemorado em 21 de maio no Teatro Municipal, local onde existiu cadeia que serviu de Posto de Comando do Capitão Sampaio em cerimônia realizada pela ACANDHIS com apoio da Prefeitura, Rádio Liberdade, 8ª Bda INf. Mtz. o Regimento Tuiuti de Pelotas, o Regimento de Sampaio. E no mesmo evento o lançamento da Pedra Fundamental da sede da ACANDHIS com a presença de autoridades diversas.
A ACANDHIS solicitou ao Prefeito e ao seus secretários presentes, interesse pela preservação e uso com ponto turístico em Canguçu Velho das ruínas do sobrado sede e mangueirão de pedras da Real Feitoria do Linho Cânhamo do Rincão de Canguçu por nós descoberta em 1972 e. que ali funcionara de 1783/89.Assunto que abordamos em nosso livro; Em Canguçu Velho – Canguçu – RS – A sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo do Rincão de Canguçu 1783 -1789, sobre a égide da AHIMTB, IHTRGS e ACANDHIS.
Novena a N. S. da Conceição na Igreja Matriz na noite de 7/8 dezembro
Participamos na Igreja Matriz do encerramento da concorrida novena a N. S. da Conceição, ao anoitecer de 07 de dezembro. Festa concorrida com o templo lotado e conduzido o cerimonial com a coroação da imagem de N.S. da Conceição por alunos e alunas do Colégio N. S. Aparecida sob a orientação das acadêmicas Irmãs Cecília Rigo e Elida de Ávila Canez. Colégio onde estudamos de 1938/44 e que deu um brilho especial à novena. E ali recordamos nossa infância, tendo participado menino como sacristão, como encarregado de tocar os sinos e auxiliado nossa mãe Cacilda Moreira Bento a mudar as flores dos vasos, além de distribuir as publicações do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus que ela presidia as integrantes do Apostolado.
A certa altura fomos convidados pela acadêmica Irmã Cecília Diretora do Colégio Aparecida para nos colocarmos de frente para os fiéis próximo da pia batismal em que fomos batizado no Natal de 1932 . E ali fomos surpreendidos com oração da acadêmica Elida, nos apresentando aos fiéis e ressaltando nosso trabalho como historiador que restaurou a memória histórica de Canguçu e da Igreja Matriz e aluno ilustre do Colégio N.S Aparecida
Foi-me entregue pela ACANDHIS, representada pela acadêmica Laedi Bachini Bosembecher uma imagem de N.S. da Conceição que fora adquirida pela vice presidente acadêmica Yonne Maria Sherer Bento. Imagem que pouco depois foi benzida pelo pároco Carlos Rômulo Gonçalves e Silva. Foi uma emoção muito grande e de muitas recordações da Infância e Adolescência . e do momento em fevereiro de 1955 que aos pés de N.S da Conceição foi abençoada minha espada de Oficial do Exército pelo Padre Zomar, servindo de madrinha minha mãe Cacilda Moreira Bento. Espada que doei ao Museu Municipal ,obra notável da saudosa acadêmica e parceira de muitas pesquisas sobre a História de Canguçu Prof Marlene Barbosa Coelho.

Dia 08 de Novembro: Missa, Procissão, Almoço no Estádio Municipal Conrado Ernani Bento e inauguração do Monumento com a Estátua de N.S. da Conceição no Cerro dos Borges.

Comparecemos a missa na Igreja Mátriz pela manhã, E como na novena de novo o meu Colégio N. S. Aparecida presente abrilhantando a cerimônia.
Ao meio dia fomos participar do almoço gigante da comunidade da Igreja Matriz no Estádio Municipal que leva o nome de meu saudoso pai Conrado Ernani Bento, ao qual muito a comunidade, esta a dever pela coleta e preservação de preciosas fontes de História de Canguçu e de sua Igreja que muito utilizei para meus trabalhos sobre Canguçu e a Igreja Matriz. E espero que continue a ser aproveitado por outros pesquisadores na futura sede da ACANDHIS onde eles serão disponibilisados.
Neste almoço muito bem organizado e com a participação de voluntários e inclusive de minhas sobrinhas Carla e Paula e suas filhas, pude rever velhos amigos e amigas e falar e cumprimentar o escultor da imagem Gigante de N. S. da Conceição, o Sub. Ten. Da Infantaria da Aeronáutica, Vinícius Castanho. E foi emocionante ele conhecer que a Academia de História Militar Terrestre do Brasil que fundei e presido, estuda a História da Infantaria da Aeronáutica. E o convidamos para a representar na cidade de Canoas como sócio correspondente.
O passo seguinte foi acolher na porta da Igreja Matriz a procissão que trazia N. S. da Conceição e bastante concorrida e seguida de missa. Depois em companhia do acadêmico e parceiro na elaboração dos informativos, Cairo Moreira Pinheiro, nos deslocarmos até o local da inauguração do monumento, julgando sermos um dos primeiros a chegar ao local, e qual não foi nossa surpresa que o local e entorno já apresentava uma inesperada concentração popular e de carros estacionados, aguardando a procissão em carreata automobilística, trazendo a imagem de N. S. da Conceição, para ser entronizada na parte inferior do monumento.
De novo o Colégio N. S. Aparecida através de suas alunas de Curso Normal, com trajes programação especial recebeu a imagem. E prosseguiu a cerimônia de inauguração com uma presença popular maciça, que surpreendeu os organizadores da cerimônia. Foi mais uma oportunidade de rever velhos amigos e amigas
Ao anoitecer eu e Cairo deixamos o local. E a noite, da casa, de José Moreira Bento, assistimos o belo espetáculo pirotécnico junto ao Monumento de N. S. da Conceição.

Neste dia 9 em companhia de Cairo Moreira Pinheiro visitamos a Sala da ACANDHIS na Casa de Cultura e o Museu Municipal. A seguir fomos à procura na Câmara de Vereadores do vereador Ubiratã Rodrigues, para entregar-lhe trabalho relativo a seu tetravô, Antônio Joaquim Bento, o primeiro professor de Canguçu em 1857 e introdutor do Teatro em Canguçu em 1860, em prédio que existiu no local da atual Câmara de Vereadores. Percebida a nossa presença fomos convidados pela Presidência da Câmara a usarmos a palavra, ocasião em que registramos nosso esforço coroado de êxito durante mais de 50 anos para resgatar a História perdida de Canguçu, o que traduzimos especialmente em nosso livro; Canguçu reencontro com a História – um exemplo de reconstituição da memória comunitária.
A noite a ACANDHIS se reuniu em um restaurante defronte a Câmara de Vereadores aonde foram debatidos diversos assuntos e em especial sobre a sua futura sede.
Esta presidência enfatizou a necessidade de que os atuais acadêmicos fizessem um grande esforço para empossar novos acadêmicos jovens e permanecessem na situação de acadêmicos eméritos, partilhando da mesma cadeira para os orientarem e assim assegurarem o futuro da ACANDHIS.
Foi solicitado grande empenho da Diretoria no sentido de diminuir os estoques de livros sobre a História de Canguçu, que permanecem em sua sede entesourados sem cumprir a finalidade social para a qual foram elaborados. E um desafio a ser enfrentado.
Esta Presidência mencionou a necessidade de elaboração de uma lista de doadores de de recursos financeiros que seria por ele aberta para angariar recursos para a conclusão do prédio da ACANDHIS e que depois de construído, constaria o nome em placa dos que contribuíram para a construção do prédio da ACANDHIS, a Casa da Memória de Canguçu.
Estes assuntos debatidos neste jantar e na Reunião da ACANDHIS na Casa de Cultura, foram registrados com mais precisão em Atas lavradas pela competente e dedicada acadêmica secretária e Professora Aliette Martins Ribeiro.

0 comentários:

Postar um comentário