Municípios gaúchos com Nossa Senhora da Conceição como Padroeira

05/01/2011

Outros municípios do Rio Grande do Sul tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira: Alegrete, Getúlio Vargas, Jaguari, Osório (antiga Conceição do Arroio), Passo Fundo (município gêmeo de Canguçu), Piratini, Rolante, Santa Maria, Santiago, São Leopoldo, Sapucaia, Três de Maio e Viamão. É a padroeira de municípios gaúchos, mais repetida.



Acima o Teatro Municipal de Canguçu no local onde existiu, de 1843-1941, a cadeia construída pelo Ten Cel GN Francisco Pedro, O Moringue, o comandante da Ala Esquerda do Exército de Caxias baseada em Canguçu, integrada pelo seu 5º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional e pelo 11º Batalhão de Caçadores. Local que foi seu Posto de Comando sendo substituído pelo Capitão Antônio de Sampaio no comando de 250 homens do 4º Batalhão de Fuzileiros de Pernambuco de 1945/1949, para consolidar a paz farrapa na área. Local que ao final da revolução nele estiveram presos por Chico Pedro, o coronel farrapo José Mariano de Matos que seria o Chefe de Estado-Maior de Caxias na Guerra contra Oribe e Rosas em 1851-1852 e Ministro da Guerra do Império em 1864. E mais o coronel Joaquim Pedro Soares, veterano da guerra contra Napoleão na Península ibérica e criador do Corpo de Lanceiros Negros e o responsável pelo dispositivo tático das tropas de Antônio Netto na vitória de Selva, em 10 setembro de 1836, tropa representada por cerca de um ¼ de seu efetivo por filhos de Canguçu. E preso ali também esteve Domingos José de Almeida o Ministro da Fazenda da República Rio Grandense. Na outra  foto, momento em que o autor descerrava placa no hall do Teatro em 21 de maio de 2010, nas comemorações, em Canguçu, do Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio, registrando a sua presença naquele local por cerca de 4 anos e o fato de haver casado com a canguçuense Julia dos Santos Miranda que ali conhecera. Na foto a presença do General Ramos, antigo aluno de História Militar do autor na AMAN, em 1978 e comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas, Brigada Manoel Marques de Souza 1º e o Secretário de Educação de Canguçu Andrio Águiar, o Ten Cel Marcio Melo, comandante do Regimento Tuiuti, o Regimento de Sampaio, que como 4º Batalhão de Fuzileiros, tivera sua 8ª Cia destacada em Canguçu ao comando do Capitão Sampaio.

Ao final da Revolução Farroupilha o Ten Cel Francisco Pedro de Abreu construiu a primeira cadeia de Canguçu como seu Posto de Comando da Ala Esquerda do Exército de Caxias. E esta cadeia serviria de Posto de Comando do Capitão e hoje Brigadeiro Antônio de Sampaio – o patrono da Arma
de Infantaria do Exército que esteve destacado por cerca de 4 anos em Canguçu no comando de uma Companhia de 150 homens de Infantaria do 4º Batalhão de Fuzileiros. Unidade que por transformações, fusões e denominações sucessivas daria origem ao Regimento Tuiuti de Pelotas, o atual 9º Batalhão de Infantaria Motorizada unidade do Exército no qual prestaram o serviço militar obrigatório várias gerações de filhos de Canguçu. E foi neta caserna histórica que ingressei no Exército em 1950 na 3ª Companhia de Comunicações ali acantonada. E foi este Regimento Tuiuti onde ingressaram os canguçuenses Hortêncio Rosa e Izidro Matoso que lutaram e tombaram na Itália em defesa da Democracia e da Liberdade mundial e que representaram 10% do mortos gaúchos na FEB.

0 comentários:

Postar um comentário